Home
Nossas Instalações
Escola C.A.S.A.
Aeromodelismo VCC
Categorias do VCC
Aeeromodelo de Sócios
Notícias
Diretoria
Clube Filiado
Clube Cadastrado
Provas Oficiais
Resultado de Provas
Eventos do Clube
Download de Plantas
Dicionário de Modelismo
Manuais Técnicos
Dicas Úteis
Madeira Balsa
Perguntas Frequentes
Onde Estamos
C.A.S.A. na Mídia
Parcerias
Nossas Homenagens
Simulador U Control - Sim 1
Links de Lojas
Divirta-se
Contate-nos
Wallpaper
 
 

NELSON PEDRO MARY - 61 ANOS DEDICADOS A PRÁTICA DO ESPORTE
Sua vida esportiva e trajetória dentro do aeromodelismo "VCC"

Vamos homenagear nosso sócio, falando da vida esportiva sua trajetória dentro do aeromodelismo, na modalidade VCC, Nelson Mary, nasceu em 28 de Fevereiro de 1933 na cidade de São Bernardo - SP.

1950 – Iniciou na prática do aeromodelismo de competição na categoria de Vôo Livre, Planadores Classe Livre. Os clubes existentes na época "CAI-CAI" e "PARAFUSO" de São Paulo, "KING" de São Bernardo do Campo e outros, não eram oficializados. As Competições eram realizadas no fim da Av. Rebouças posteriormente nos terrenos da "CITY PINHEIROS". estrada da boiada na cidade de São Paulo.

1953 - Oficializou a fundação do "CLUBE KING DE MODELISMO" em S.B. do Campo, e como presidente interino do "CKM" incrementou a prática do aeromodelismo de V.C.C. em S. Bernardo do Campo, promovendo com o apoio da prefeitura a primeira demonstração da Categoria, com uma competição de F2B Acrobacia, com a participação de Aeromodelistas da Capital.

1954 - Participou da organização da primeira competição de corrida VCC - Classe B Regulamento AMA, do estado de São Paulo, realizada pelo "CENTAURO MOTO CLUBE"

1955- Iniciou na categoria V.C.C. Corrida Classe B Reg. AMA, como mecânico e construtor

1959 - Participou da idealização em São Paulo e depois, da fundação da "ASSOCIAÇÃO "BRASILEIRA DE AEROMODELISMO – ABA", no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, cujo número de matricula é 40.

1963- Filiou-se a "UNIÃO PAULISTA DE AEROMODELISMO – UPA".

1965 - Juntamente com os aeromodelistas José Beber e Elias Marçon idealizou e fundou a "UNIÃO SAMBERNARDENSE DE AEROMODELISMO – USA em S. B. do Campo e criou a escola e administrava ensinamentos de pilotagem e construção para iniciantes.

1966 - Iniciou a prática de Corrida V.C.C. FAI – F2C. Como vice presidente da "USA" juntamente com o presidente, participei da delegação que esteve no gabinete do prefeito Municipal de S. Paulo, Brigadeiro Faria Lima reivindicando a construção do Modelódromo do Ibirapuera.

1968 - Na presidência da " ÜSA", foi realizado em S. B. do Campo, sob os auspícios da Prefeitura Municipal e a Organização da "ABA", o Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo, de todas as Classes. F1 ; F2 ; F3.

1969 - Idealizou e divulgou a prática de Corrida de V.C.C. "MINI FAI" para a formação de novos praticantes de Corrida.

Neste mesmo ano recebeu o título de "AEROMODELISTA DO ANO" pelo "DEFE – Departamento de Educação Física e Esportes" regional do Estado de São Paulo.

1970 - Recebeu da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santos, o Troféu "GAL. CLÓVIS BANDEIRA BRASIL".

1974 - Filiou-se ao "PALESTRA DE SÃO BERNARDO" no qual foi Diretor do Departamento de Aeromodelismo e criou a escola e administrava ensinamentos de pilotagem e construção a iniciantes.

1978 - Recebeu o título de "ATLETA DO ANO", do jornal "A VANGUARDA" de S. B. do Campo.

1981 - Foi suspenso por um ano das atividades de Aeromodelismo pela diretoria da "ABA", sem que lhe fosse dado o direito de defesa.

1982 - Foi agraciado com a comenda, "MEDALHA JOÃO RAMALHO" em seção solene, outorgada pela Câmara Municipal de S. B. do Campo, a maior honraria dada a um munícipe natural de S.B. Campo. Pelos feitos desportivos levando em destaque o nome do município no âmbito Nacional e Internacional.

1988 - Com outros aeromodelistas da cidade, sob sua orientação reativou a "USA – UNIÃO SAMBERNARDENSE DE AEROMODELISMO " que estava desativada. Criando a escola e administrava ensinamentos de pilotagem e construção a iniciantes, passando posteriormente a responsabilidade a outros aeromodelistas.

Também objetivando o incentivo á prática da Corrida VCC.- Criou a atual categoria de Corrida VCC "Formula Brasil"

1993 - Como Vice Presidente da "ABA" gestionei junto ao pres. Plinio Romano, a separação das classees RC e VCC com campeonatos independentes, orientando a organização nos moldes dos Campeonatos Mundiais, a realização do Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo de V.C.C. na cidade de S.B. do Campo, conseguindo total apoio logístico e financeiro, do prefeito Municipal (colegas de infância) Walter Demarchi

1998 - Retorna ao "PALESTRA DE SÃO BERNARDO" que reativa o Depto. de Aeromodelismo. Do qual foi diretor até Nov/2002

2003 - Juntamente com Rogério Wieck idealiza e funda o "CAS Clube de Aeromodelismo de Salto"

OUTRAS ATIVIDADES

- Participou ativamente em demonstrações para autoridades desportivas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, visando o reconhecimento do Aeromodelismo como esporte no Brasil. O que ocorreu em dezembro de 1978.

- Responsável por três oportunidades pela obtenção da construção pela prefeitura de São Bernardo do Campo. de pistas para Aeromodelismo de V.C.C.

- Foi Vice Presidente da "ABA" por três oportunidades, demitindo-se após um ano em duas delas.

- Participou dos Campeonatos Mundiais de V.C.C. na Categoria F2C de: 1976 na Holanda; 1978 na Inglaterra; 1996 na Suécia ( Brasil 7º Lugar ), em 1998 na Ukrania (Brasil 6º Lugar) e em 2006 na Espanha, (Brasil 6º Lugar ).

- Em sua participação no mundial de 1976 assimilou e divulgou no Brasil e Argentina, para as diversas categorias ( F1A, F2A, F2C e F2D ) a feitura de moldes modernos para produção de hélices em fibras resinadas.

- Foi o primeiro Aeromodelista da América do Sul a construir um modelo de F2A (velocidade) semi-asa, com o qual treinou e orientou o vice Campeão Brasileiro e Campeão e recordista Sul Americano de 1973, Mário Ferrarezi.

- Trouxe da Itália um modelo de F2A, que lhe foi presenteado pelo Campeão Mundial da Categoria, Gian Carlo Ricci (ITA), com a semi-asa construída em alumínio e fuselagem em fibra resinada, o que propiciou o desenvolvimento e atualização dos praticantes da categoria na América do Sul.

- Foi convidado especial com despesas pagas pela "FEDERAÇÃO ARGENTINA DE AEROMODELISMO" para participar nos Campeonatos Argentinos de 1974, 1977 e 1978.

PRINCIPAIS TÍTULOS CONQUISTADOS

CAMPEÃO INDIVIDUAL DE F2C ( mecânico e construtor)

CAMPEÃO BRASILEIRO - 1969 - 1972 - 1973 - 1980 - 1982 - 1989 - 1991 - 1999

CAMPEÃO ARGENTINO - 1973 – 1974 - 1977

CAMPEÃO SULAMERICANO - 1968 - 1972 – 1978 – 1979 – 1990

CAMPEÃO PANAMERICANO - 1971 - 1975 – 1977 – 1979 – 1981 – 1990

PARTICIPAÇÃO EM MUNDIAIS

-1996 – Suécia - (Por nação o Brasil classificou-se em 7º Lugar no mundo)

-1998 – Kiev - (Por nação a equipe Brasileira em 6º do mundo e individual classificou-se em 7º e na semi final em 8º- figurando entre os 10 melhores do mundo de F2C deste ano).

-2006 – (Por nação o Brasil novamente em 6º Lugar do mundo.

PARTICIPAÇÃO EM WORLD CUP (NA EUROPA)

-2010 - Valladolid, ESP - 3º Lugar

Lisboa, POR-"Troféu dos Mestres" - 2º Lugar

-2011 – Setubal, POR- 4º Lugar

Setubal, POR- "Memorial G.Yeldhann" -1º Lugar

Atualmente Nelson Pedro Mary veste com todo orgulho a camisa do C.A.S.A. defendendo a entidade em todas as competições nacionais e internacionais que participa e sente-se orgulhoso de levar no peito o logotipo do clube.

Nós da família C.A.S.A., queremos parabenizar duplamente esse mecânico e construtor, primeiramente pela passagem de seu aniversário em fevereiro 2012, afinal são 79 anos (e com a vitalidade e entusiasmo de um garotão de 18 anos), desejamos nossos mais sinceros votos de felicidade, saúde, alegria, sucesso e realizações pessoais e esportivas.

Também sua equipe Wellington Mary (seu filho) e o jovem Braid, pelo bom desempenho em todas as provas e campeonatos que participam.

  >> Seguinte >>
<< Volta >>