Home
Nossas Instalações
Escola C.A.S.A.
Aeromodelismo VCC
Categorias do VCC
Aeeromodelo de Sócios
Notícias
Diretoria
Clube Filiado
Clube Cadastrado
Provas Oficiais
Resultado de Provas
Eventos do Clube
Download de Plantas
Dicionário de Modelismo
Manuais Técnicos
Dicas Úteis
Madeira Balsa
Perguntas Frequentes
Onde Estamos
C.A.S.A. na Mídia
Parcerias
Nossas Homenagens
Simulador U Control - Sim 1
Links de Lojas
Divirta-se
Contate-nos
Wallpaper
 
 

Você já teve a curiosidade de saber como é a árvore Balsa???
Pois agora você vai matar sua curiosidade!!!

Preparamos para você quase tudo sobre a balsa. Desde especificações, nomes científicos até fotos e desenhos, confira!

Balsa: é a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³ Isto equivale a um terço do peso da cortiça. As espécies mais pesadas de pau-de-balsa pesam cerca de 320kg/m³. A balsa é leve porque o ar ocupa suas células quando a madeira seca. O pau-de-balsa produz grandes flores cor de marfim em forma de taça (veja foto), elas dão origem aos frutos e sementes.

A palavra pau-de-balsa é derivada do nome da embarcação chamada balsa. As populações dos países tropicais usam seu tronco para construir balsas e jangadas. O pau-de-balsa é encontrado do sul do México ao norte da Venezuela e ao longo da costa oeste da Amé-rica do Sul até a Bolívia. Grandes quantidades de balsa são cortadas no Equador, o maior produtor mundial é a Costa Rica.

Nas Antilhas, a balsa é conhecida como a cortiça-das-antilhas.

A balsa tem um brilho e uma textura acetinados. A madeira vai do branco ao creme levemente rosado nas partes centrais do tronco.

A balsa é utilizada para fazer aeromodelos e alguns tipos de embarcações, carrocerias de caminhões, barcos salva-vidas e bóias. Tam-bém é usada como material isolante nas incu-badoras e em carros e caminhões frigoríficos.

Classificação Científica: O pau-de-balsa per-tence à família da sumaúma, Bombacaceae. Está classificado no gênero Ochroma Pyrami-dale, espécie O. Iagopus.

Balsa Ecuador Lumber Corp.
Um volume de Balsa, do tamanho de
um grosso tronco de árvore, é tão leve
que pode ser carregado facilmente ao
ombro por um homem.

Ilustração da Árvore, Fruto,
Folha e Flor de Balsa.

Enciclopédia DELTA UNIVERSAL, volume 2

Uma floresta de Balsa

Crescimento: Depois de plantada a muda, em alguns meses atinge 2,4 m de altura, em 2 anos pouco mais de 6m, em 5 anos já esta com cerca de 20m de altura e mais de 50cm de diâmetro, e quando atingem a maturidade podem medir 30m de altura e 70cm de diâmetro com 9 anos de idade. Técnicas avançadas são usadas em todas as fases para ajudar no crescimento.

Enciclopédia GROLIER MULTIMEDIA 1995.

   
Homem no meio de
um bosque de Balsa
Foto de uma
Flor de Balsa

Propriedades e Aplicações: As propriedades de madeira de balsa são muito parecidas com as da cortiça; é muito usada comercialmente, por causa de suas qualidades isolantes contra calor ou frio, por sua alta capacidade de flutuar sobre a água  e sua capacidade por enfraquecer som ou vibrações mecânicas. É intensamente usada para brinquedos, para maquetes e aeromodelos é claro.

   
Duas amostras de chapas
de Balsa e uma de cedro.
Amostra de uma
chapa de Balsa

Conhecida também como: Balsa (Na América Latina em geral), Corcho (Mexico), Gatillo (Nicaragua), Enea , Pung (Costa Rica), Lana (Panama), Palo de balsa (Peru), Tami (Bolivia).

   
Amostra de Balsa
vista pelo microscópio
As celulas são dispostas
como um favo de mel

Fato Histórico: Em 1947 o antropólogo Thor HEYERDAHL foi ao Peru, construiu uma janga-da com troncos de balsa, e com cinco companheiros, foi velejando do porto de Callao pelo Oceano Pacífico até as Ilhas de Tuamotu no Pacífico Sul.

Ao visitar nosso clube: Você terá a oportunidade de conhecer uma muda de Madeira Balsa que estamos cultivando ao meio de a árvores praticamente centenárias.